Palavra do Presidente

Mensagem do Presidente

 

Prezados Associados,

 

Apresentamos o relatório de gestão da Sicredi Rio Paraná PR/SP, do exercício findo em 31 de dezembro de 2017.

O cenário económico do Brasil foi de recuperação, em estágio inicial. O ano termina com a inflação em níveis abaixo do piso da meta projetada, a menor desde 1998; os juros básicos do sistema financeiro recuaram para 7%aa. O que não se via há 32 anos. Porém, os indicadores positivos não foram suficientes para diminuir o desemprego e provocar a retomada dos investimentos.

A política esteve conturbada neste ano, o governo atual se sustenta pelo desempenho da economia e também pela experiência do próprio presidente no relacionamento com o Congresso Nacional. Pretende deixar como marcas as reformas estruturais que tanto o Brasil necessita. Assim foi com a reforma trabalhista e do ensino, porém, para obter apoio distribuiu emendas e dinheiro público a rodo, complicando ainda mais o rombo orçamentário da nação.

As reformas são bem-vindas e necessárias, mas pecou pelo custo imposto ao erário, e sofre também da falta de credibilidade do governo, mor mente depois das denúncias de corrupção, que envergonham os cidadãos de bem.

Novamente a agricultura foi a grande alavanca da economia nacional, maior safra de grãos jamais vista, com baixa de preços em alguns alimentos no final do ano, provocando baixa inflação. Notamos que a mídia começa a dar algum valor para o setor primário de produção.

Nossa região se desenvolve medianamente, seguindo o crescimento dos estados do Paraná e são Paulo. Percebemos atuação mais coesa por parte dos atores públicos, visto a boa participação nos encontros de desenvolvimento regional e encaminhamento das propostas.

O cooperativismo teve avanço substancial neste ano, alvo de muitos discursos no Congresso Nacional, tendo em vista aprovação da Lei Complementar 161/18, que permite as Prefeituras Municipais e suas entidades manterem disponibilidades de caixa nas cooperativas de credito. Houve ganhos pela abertura de uma nova fonte de recursos, mas principalmente ganho de imagem, tendo em vista c reconhecimento pelas autoridades públicas da importância para as comunidades e da credibilidade alcançada pelas cooperativas.

O sistema Sicredi se destacou no cenário empresarial ganhando diversos prémios, entre os quais: Melhores Empresas para se Trabalhar (Revista Você 5/A), Top Five em Projeções (Banco Central), Maior volume de operações de investimentos no Pronaf (BNDES), além de ser a 3ª Maior instituição do país no financiamento de Crédito Rural.

Nossa cooperativa teve crescimento anual de 31,56% nos ativos totais mais poupança (R$ 471 milhões de reais) e 30,01% nos resultados (R$6,6 milhões de reais), demonstrando equilíbrio nas receitas e despesas, com saudável desenvolvimento.

 

Confira as conquistas destaque do ano:

- Crescimento em depósitos (33%), poupança (53%) e património líquido (17%).

- Nos 3.900 sócios, crescimento de 10%;

- Reconhecimento pela Sicredi Central PR/SP/RJ pelo desempenho nas campanhas internas “Arrancadão", Conexão com o Associado e Poupedi de Ouro. Neste último, nos deu muito orgulho ter 2 agências em 1º Lugar, num total de 3 premiados.

-  Reconhecimento pela comunidade: recebemos o selo "Empresa Amiga da Criança" de Presidente Prudente, e "Empresa Cidadã" do Rotary Club Internacional.

- Nossos associados participaram efetivamente do processo assemblear em número de 5015, representando 14,83% do quadro social;

- As capacitações promovidas foram intensas: para associados foram 1254 em reuniões de boas-vindas e 478 no Programa Crescer, notadamente com a participação feminina, além de viagens de estudos que foram realizadas para a sede da Sicredi em Porto Alegre (RS) e região dos Campos Gerais (Carambeí-PR).

- Promovemos a educação financeira para a comunidade: Semana ENEF (Semana Nacional da Educação Financeira), teatro nas escolas, palestra para universitários (Unoeste), Sicredi na Praça, que envolveu mais de 5000 pessoas treinadas.

- Promovemos eventos de interesse da comunidade, em parceria com outras entidades como segue: planetário em 23 municípios (parceria SESCOOP), Sicredi na Praça em 5 municípios, feiras/exposição em 4 municípios, Tributo a Jair Rodrigues (parceria SESCCOP), Coral de Natal em Terra Rica (parceria com Associação Comercial), entre outros.

- Coordenamos o 7º Encontro de Desenvolvimento Regional - Território Encontro das Águas em Loanda, mobilizando lideranças para os projetos regionais.

- O programa 'A União Faz a Vida” desenvolveu 202 projetos pedagógicos em Santa Cruz de Monte Castelo, em parceria com a Prefeitura Municipal /Secretaria Municipal de Educação e apoiadores do município.

 

A visão de futuro que acalentamos é promissora, avançaremos crescendo no Paraná e expandindo na cidade de Presidente Prudente e municípios da região. Operacionalmente buscaremos a excelência estando próximo, sendo simples e ativo junto aos nossos sócios e comunidade em geral.