Cooperativismo de Crédito

Cooperativismo

Trata-se de uma organização econômica da sociedade. A ideia é uma forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria.
A base é a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum.

Hoje, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.

 

Cooperativismo de Crédito

Criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados.
Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902, no Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad.  Hoje, essa cooperativa faz parte do Sicredi.

E o Sicredi é assim.

Nossa cooperativa foi criada há mais de cento e quinze anos e hoje é considerada a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.

Somos feitos por pessoas e para pessoas e temos como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação do cooperado.

Os mais de 3 milhões de associados votam e decidem sobre os rumos das nossas cooperativas de crédito.

Somos associados, somos donos, somos Sicredi.

 

Princípios do Cooperativismo

Adesão voluntária e livre

Autonomia e independência

Interesse pela comunidade

Gestão democrática

Educação, formação e informação

Participação econômica

Intercooperação